Grãos: Frio intenso compromete produção do Leste Europeu

Publicado em 13/02/2012 09:24
O frio intenso que castiga a Europa há algumas semanas deverá provocar uma quebra na safra de grãos do leste do continente. A produção agrícola está sendo prejudicada por temperaturas congelantes - com mais de 30 graus negativos -  e uma capa de neve que está cobrindo as lavouras.

Na Ucrânia, principal produtor da região do Mar Negro, entre 42 e 58% da safra de grãos já estão prejudicados e o volume pode chegar a algo entre 10 e 14 milhões de toneladas.

De acordo com a chefe do departamento agrícola do serviço meteorológico ucraniano, Tetyana Adamenko, uma série de geadas recorde após uma severa seca que chegou no outono afetou a produção de grãos de inverno no leste e no sul do país.

"A situação está piorando. Apesar da queda de neve no leste europeu e no sul da Ucrânia, esses níveis não são suficientes para proteger as safras do frio recorde", explicou a especialista.

Já na Bulgária, a situação é parecida. A semeadura de inverno foi atingida primeiro por uma forte seca e agora sofre com o gelo depois que ventos fortes removeram a cobertura de neve no nordeste do país. No sul, as lavouras sofrem inundações em função das fortes chuvas. No ciclo 2010/11, a safra de trigo do país foi de 4,3 milhões de toneladas, 670 mil toneladas de cevada e 515 mil toneladas de canola.

"A colheita de grãos será menor do que em 2011. Primeiro a seca, agora o gelo e as inundações... o quadro é misto, mas há danos significativos principalmente com sementes de canola", disse Radoslav Hristov, vice-chefe da Associação Nacional de Produtores de Grãos da Bulgária.

Na Polônia e na República Tcheca as lavouras de grãos também estão comprometidas pelo frio e produtores e meteorologistas já garantem que a colheita deste ano não atingirá o mesmo nível da temporada anterior.

Com informações da Reuters.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.