Grãos: Produção brasileira deve somar 159,9 milhões de toneladas na safra 11/12, diz Safras

Publicado em 08/05/2012 07:45
"O sentimento principal que podemos extrair do levantamento é o de decepção nos resultados apontados", explica Flávio França Júnior, analista sênior de Safras & Mercado.
 A produção brasileira de cereais e oleaginosas deverá totalizar 159,936 milhões de toneladas na temporada 2011/12, quase repetindo a o total colhido no ano passado: 159,3 milhões de toneladas. A projeção faz parte do mais recente levantamento da Consultoria SAFRAS & Mercado.
 
Safras projeta um aumento de 10% na produção de cereais, somando 89,865 milhões de toneladas, contra 81,737 milhões da temporada anterior. Destaque para o crescimento de 19% na safra de milho. A safra de arroz deverá recuar 16%.
 
Para as oleaginosas, há a previsão de um recuo de 10%, com a produção caindo de 77,563 milhões para 70,071 milhões de toneladas. O destaque é a queda de 10% na safra de soja, que totalizaria 66,815 milhões de toneladas.
 
"Apesar das confirmações de algumas variáveis, o sentimento principal que podemos extrair do levantamento é o de decepção nos resultados apontados, pelo menos em relação às melhores projeções que tínhamos no final do ano que passou. Lembrando que o desempenho final ainda depende da confirmação de uma safra de inverno positiva, o que é sempre uma incógnita neste momento do ano", destaca o analista sênior da Consultoria SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.
 
Segundo ele, "no lado positivo,  tivemos a confirmação de firme avanço da área semeada, notadamente com a recuperação no milho e de novos avanços da soja e do algodão. Além disso, tivemos o novo avanço no nível tecnológico das lavouras pelo aumento na utilização de insumos, apesar da safra ter sido cultivada com algum aumento nos custos de produção".
 
"Mas por outro lado, a safra foi fortemente limitada pelo comportamento ruim do clima, confirmando os piores temores que apresentamos neste espaço na divulgação do relatório anterior. Agregando também o impacto negativo nos preços e na demanda do agravamento da crise financeira observado no segundo semestre de 2011.", completa. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário