Governo publica zoneamento agrícola para plantio de feijão e arroz

Publicado em 14/05/2012 15:31
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, dia 14, o zoneamento agrícola do feijão primeira safra, para 13 Estados; o arroz irrigado para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo; e o arroz de sequeiro para outros 15 Estados. O zoneamento vale para a safra verão 2012/2013.

A produtividade do feijão é bastante afetada pelas condições climáticas prevalentes durante o ciclo da cultura. Entre os elementos que mais influenciam na produção desta cultura estão a temperatura, a precipitação pluvial e a radiação solar. As altas temperaturas também têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro e as temperaturas baixas reduzem a produtividade. O período mais crítico se situa entre 15 dias antes da floração e a floração plena. Por isso, o plantio sob condições controladas apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de grãos e estabilidade de produção.

No caso do arroz irrigado e de sequeiro, há peculiaridades no plantio que também devem ser levadas em conta. Os principais elementos climáticos que impactam a cultura do arroz são a temperatura, que influencia o crescimento, desenvolvimento e produtividade, e a precipitação pluvial, por exemplo. As fases mais sensíveis quanto à temperatura são as de pré-floração e floração. No caso específico do arroz de sequeiro, o regime pluvial é importante, porque o sequeiro é dependente do regime pluvial, uma vez que a ocorrência de estresses hídricos pode comprometer a produtividade da cultura.

Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura quer identificar os municípios e os períodos de semeadura, para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões dos estados brasileiros.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário