Alta do dólar valoriza o mercado de cacau

Publicado em 22/05/2012 10:46
“A alta no dólar influencia diretamente o preço de cacau, porque o preço que se paga ao produtor é baseado na cotação da bolsa de Nova Iorque e da taxa de câmbio do dólar”, informou Thomas Hartmann, analista e consultor da TH Consultoria. Isto significa que o cacauicultor pode começar a vislumbrar uma melhora em relação ao preço do cacau, pois o produto é vendido em dólar e recebido em real e assim o produtor pode ganhar mais dinheiro se o dólar continuar valorizado. 

É importante salientar, que quando a taxa do câmbio sobe a tendência é que o preço pago ao produtor fique melhor, mas essa característica é apenas para as culturas que são negociadas através do mercado internacional. “A alta do dólar, no caso da agricultura e especificamente do cacau ajuda. Faz o preço interno subir”, informou o analista de Mercado Paulo Torres.

Além do dólar, outros fatores influenciam a formação do preço de cacau, que muitas vezes é constituído por especuladores. Segundo Hartmann estes especuladores são os responsáveis por “jogar” o preço para cima ou para baixo, mas o fato é que a alta do dólar está refletindo diretamente no preço da amêndoa e reanimando os cacauicultores, que estavam vivenciando um histórico de baixa. 

O dólar está em alta por duas razões. A primeira foi uma medida que o governo nacional adotou para estimular a valorização da moeda americana junto ao real. E a outra é a crise na Grécia que está provocando a alta do dólar no mercado internacional. “Os especuladores estão fugindo das moedas européias e estão migrando para o dólar, então quando tem mais comprador o preço tende a subir”, informou Hartmann. 

Segundo Paulo Torres, a tendência do preço de cacau é manter-se em alta. “Quanto ao preço do cacau, deverá se manter firme e com tendências de alta, por motivos fundamentais e estruturais do mercado. Podem haver quedas pontuais dos preços instigadas pela situação macro econômica, porém se acontecerem devem ser temporárias. A tendência fundamental do mercado de cacau é andar de lado com tendências de alta a partir do segundo semestre,” concluiu.

No sul da Bahia o preço pago ao produtor passou de R$74, para R$79 a arroba da amêndoa um aumento estimado em 6.76%. 

Tags:

Fonte: Mercado do Cacau

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.