Poda seletiva aumenta produtividade de cacau e diminui a vassoura de bruxa

Publicado em 22/05/2012 13:19 e atualizado em 07/03/2020 15:31
Inspirado em outras culturas, Ednaldo Pereira, cacauicultor do sul da Bahia, investiu em uma experiência diferenciada no modo de produzir cacau e está despertando curiosidade em muitos produtores do município de Ibirataia. O método consiste na realização de uma poda seletiva e na colheita programada do cacau. 

O produtor garante que o rebaixamento da planta através da poda seletiva é o que mais tem contribuído para o controle de pragas e doenças, e para o aumento da produtividade. “O cacau também pode ser rebaixado. Hoje eu estou com uma produtividade alta, porque eu rebaixei. E isso facilita até a retirada e incidência da vassoura de bruxa”, afirma Ednaldo. 

Em 2010, em uma área experimental da Fazenda Oxalá, a produção de cacau chegou a 128 arrobas por hectare, e em 2011, 140 arrobas. E a expectativa para 2012 é de que a produção alcance novas marcas. “Para mim não tem nada igual. Reduziu a incidência da vassoura de bruxa em aproximadamente 98% e aumentou a produtividade. E eu espero agora em 2012, colher em torno de 150 a 160 arrobas por hectare”, conta o proprietário.

O encurtamento dos ramos da copa e a padronização da altura das plantas são alguns dos benefícios que a poda de manutenção drástica tem proporcionado a lavoura. Ainda como parte da poda que realiza sempre ao final do período de safra, ele ainda remove entre os meses de outubro e maio todos os frutos remanescentes e bilros que deveriam ser colhidos na safra intermediária, a chamada safra temporã. 

Os resultados são evidentes: concentração da produção em um único período e maior quantidade de frutos sadios. Mas, para obter estes resultados, é preciso que seja dado um tratamento especial a planta, como adubar corretamente o solo e limpeza constante da área. 

A utilização de variedade clonal através da seleção de materiais auto compatível que mais se adaptam a este método de cultivo de cacau, também é considerado um fator importante e o mais utilizados na propriedade são o CCN51 e o DN34. 

Tags:

Fonte: Mercado do Cacau

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.