Feijão: Quebra no sul do país favorece produção de MT

Publicado em 28/05/2012 11:43
Em algumas propriedades, o grão é plantado logo depois do milho safrinha. Agricultores de Mato Grosso estão aproveitando para faturar mais.
Os problemas com a safra  do feijão no Sul do Brasil aumentaram a procura dos grãos no Centro-Oeste, com o preço da saca atingindo valores bem acima das expectativas.“Chegamos a comercializar feijão a R$ 250 a saca na lavoura”, explica o agricultor Osmar Boschilia.
   
Cento e setenta hectares é a área destinada em uma propriedade, em Primavera do Leste, sul de Mato Grosso, para a produção do feijão comum, da variedade carioca pérola, uma das mais consumidas no Brasil. Outro tipo que tem chamado a atenção dos produtores é o feijão caupi. A cultura está em forte  expansão porque o cultivo requer pouca água. Cada hectare plantado deve produzir cerca de 30 sacas, o equivalente a 1.800 quilos. Tudo que for colhido terá como destino os estados no Norte e Nordeste do país.
   
Nesse cenário, a produção de feijão de Mato Grosso deve atingir 180 mil toneladas, aumento de 10% em relação à safra passada.A procura pelo grão, que já era satisfatória, aumentou ainda mais este ano. 

Com informações do Globo Rural. 

Tags:

Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.