Produção global de arroz deve subir para 467 mi de toneladas, diz IGC

Publicado em 28/05/2012 14:38
A produção global de arroz deve aumentar pelo terceiro ano consecutivo, atingindo novo recorde de 467 milhões de toneladas no próximo ano comercial, informou nesta segunda-feira o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês). A estimativa do instituto, feita com base em uma perspectiva de climafavorável, representa uma taxa de crescimento anual de 1%.

Em 2011/2012, a produção global avançou 3,3%, para 462 milhões de toneladas, segundo o IGC.A área plantada com arroz deve crescer apenas marginalmente, para 160,7 milhões de hectares, enquanto que a produtividade deve ter crescimento modesto, de acordo com o Conselho.
   
Na China, a produção deve aumentar aproximadamente 2%, atingindo  143,5 milhões de toneladas, e na Índia, a safra pode atingir um novo recorde de 104,1 milhões de toneladas, porque as chuvas das monções estão em patamares normais. Aumentos na safra também são esperados para a maioria dos grandes produtores do grão, exceto os Estados Unidos, onde pode haver recuo de 1,7%, para 5,8 milhões de toneladas, pois a produtividade maior deve ser compensada por áreas plantadas menores.
  
De acordo com o IGC, entretanto, o comércio global dos grãos em 2012 deve ter uma redução de 2 milhões de toneladas, ou quase 6%, em relação ao recorde do ano passado, 33,1 milhões de toneladas. O declínio se deve principalmente à diminuição das importações de países asiáticos, como Bangladesh e Indonésia, de 53% e 57%, respectivamente, para 700 mil e 1,2 milhão de toneladas. 

Tags:

Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.