Produção global de arroz deve subir para 467 mi de toneladas, diz IGC

Publicado em 28/05/2012 14:38
A produção global de arroz deve aumentar pelo terceiro ano consecutivo, atingindo novo recorde de 467 milhões de toneladas no próximo ano comercial, informou nesta segunda-feira o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês). A estimativa do instituto, feita com base em uma perspectiva de climafavorável, representa uma taxa de crescimento anual de 1%.

Em 2011/2012, a produção global avançou 3,3%, para 462 milhões de toneladas, segundo o IGC.A área plantada com arroz deve crescer apenas marginalmente, para 160,7 milhões de hectares, enquanto que a produtividade deve ter crescimento modesto, de acordo com o Conselho.
   
Na China, a produção deve aumentar aproximadamente 2%, atingindo  143,5 milhões de toneladas, e na Índia, a safra pode atingir um novo recorde de 104,1 milhões de toneladas, porque as chuvas das monções estão em patamares normais. Aumentos na safra também são esperados para a maioria dos grandes produtores do grão, exceto os Estados Unidos, onde pode haver recuo de 1,7%, para 5,8 milhões de toneladas, pois a produtividade maior deve ser compensada por áreas plantadas menores.
  
De acordo com o IGC, entretanto, o comércio global dos grãos em 2012 deve ter uma redução de 2 milhões de toneladas, ou quase 6%, em relação ao recorde do ano passado, 33,1 milhões de toneladas. O declínio se deve principalmente à diminuição das importações de países asiáticos, como Bangladesh e Indonésia, de 53% e 57%, respectivamente, para 700 mil e 1,2 milhão de toneladas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário