Paraná registra menor área plantada com trigo dos últimos 37 anos

Publicado em 31/05/2012 11:10 e atualizado em 31/05/2012 12:27 821 exibições
Preço pago pelo cereal desanima produtores, que estão migrando para outras culturas.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, o estado do Paraná apresenta a menor área plantada com trigo dos últimos 37 anos, uma queda de 25% em relação ao ano passado. A área de plantio hoje é de aproximadamente 785 mil hectares, com o oeste do estado apresentando a maior redução, que chega a 70% na região de Toledo.

Os campos de trigo que dominavam o cenário no inverno hoje perderam espaço para o milho, que avança a cada safra. De acordo com o agricultor Paulo Orso , ano a ano a área de plantio se reduz mais, assim como, consequentemente, o investimento e a expectativa com o produto que considerava a principal cultura do  inverno. "O melhor que pode acontecer é empatar com o custo de produção. Minha teimosia é porque olho para outros fatores, como a conservação do solo, a manutenção dos terraços, a preservação ambiental e sustentabilidade com a rotação de cultura", explica Orso.

Em todo o Brasil, a redução da área com trigo, segundo a CONAB, é de 9%. A produção nesta safra deve ser 13% menor na comparação com o ano passado.

Com informações do Globo Rural

Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário