Feijão: Quebra na safra do Nordeste estimula alta dos preços no país

Publicado em 06/06/2012 07:37
Os preços do feijão estão subindo no Brasil por conta da quebra da safra no Nordeste. A saca do feijão carioca está sendo vendida a R$ 150,00 e esse valor é mais do que o dobro do valor no mesmo período do ano passado. 

O momento anima os produtores do Paraná, importante produtor do grão. Nesta segunda safra, o estado deverá produzir cerca de 347 mil toneladas, quase 25% a mais do que o produzido no ciclo anterior. 

Os agricultores há anos não eram tão bem remunerados. Porém, alguns deles até pensam em reduzir sua área plantada, pois sabem que haverá mais gente investindo na cultura no ano que vem. A estratégia é para manter os preços em bons patamares. 

"Eu acredito que não é hora de plantar o feijão porque muita gente vai correr atrás dopreço e vai cair. Não vai se sair bem", disse Albert Barkema, que planeja reduzir pela metade a área de 600 hectares. 

A safra brasileira de feijão nesta temporada deverá ficar em 1,1 milhão de toneladas, 14% a menos do que o produzido no ano passado. A retração na colheita é justificada por essa quebra no Nordeste que aconteceu em função da seca. 

Com informações do Globo Rural. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.