Safra de grãos: recorde de Minas sobe para 12 milhões de toneladas

Publicado em 06/06/2012 08:29
Milho impulsiona resultados com 7,7 milhões de toneladas.
A produção mineira de grãos, na safra 2011/2012, deve alcançar 12 milhões de toneladas, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nessa terça-feira (05). Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor equivale a um aumento de 12,9% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a estimativa é de 161,2 milhões de toneladas de grãos, retração de 1,0%.

De acordo com o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, os resultados de Minas reforçam a previsão de safra recorde, liderada pelo milho. O levantamento mostra que a produção do grão deve alcançar 7,7 milhões de toneladas, volume 17,4% superior ao registrado no período 2010/2011. 

O superintendente considera que, no caso do milho, há o registro de uma expansão da área para 1,3 milhão de hectares, que corresponde ao crescimento de 8,4%. Já a produtividade, da ordem de 5,9 toneladas por hectare, possibilita um aumento de 8,3% na comparação com o volume apurado na safra anterior. 

“A crescente demanda por milho no mercado interno, principalmente para atender à produção de ração utilizada nos segmentos de aves e suínos, é o principal fator de incremento da produção mineira do grão”, explica. Além disso, existe a perspectiva de atender à demanda internacional em função da queda dos estoques mundiais. Atualmente, a produção de milho em Minas equivale a 61,0% da safra estimada do grão no Sudeste do Brasil”, acrescenta o superintendente. 

Ele aponta também a expansão da safra de soja, com estimativa de 3,0 milhões de toneladas, volume 5,0% superior ao registrado em 2010/2011. Segundo Albanez, predominaram no Estado condições climáticas favoráveis à produção. Este fator, mais a utilizaçao de tecnologia, possibilitaram uma produtividade média de 3 toneladas por hectare, volume 5% maior que o obtido na safra anterior. Para Albanez, também no caso da soja, a produção está sendo estimulada pelas oportunidades de comercialização do grão no mercado interno, neste caso para atender ao processamento do grão para a produção de óleo e farelo.

A análise dos dados de Minas mostra também números expressivos para o sorgo, que deve alcançar uma safra de 431,5 mil toneladas, aumento de 17,3%. O resultado foi beneficiado pela expansão da área plantada, que alcançou 135,0 mil hectares, 6,5% maior que a da safra passada. E a produtividade de 3,2 toneladas por hectare equivale a um crescimento de 10,2%.

Outro produto com resultado expressivo em Minas é o feijão, que deve alcançar uma safra de 628,4 mil toneladas. O crescimento da produção em 7,9% deve ser atribuído aos plantios da segunda safra, com a provável expansão da terceira. Segundo Albanez, os produtores aumentaram o uso de tecnologia porque o mercado tem proporcionado bom retorno aos investimentos nas lavouras. 

Já o amendoim cultivado em Minas tem safra prevista de 8,3 mil toneladas, volume 2,5 superior aos registros do período anterior. A projeção pode ser atribuída à produtividade de 3,2 toneladas por hectare, crescimento de 18,2%.

Safra 2011/2011

Minas:
Total: 12 milhões/t (+12,9%)
Milho: 7,7 milhões/t (+17,4%) 
Soja: 3,0 milhões/t (+5,0%)
Feijão: 628,4 mil/t (+7,9%)
Sorgo: 431,5 mi/tl (+17,3%)
Amendoim: 8,3 mil/t (+ 2,5)

Brasil: 
161,2 milhões/t (-1%)

Tags:

Fonte: Agência Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.