Grãos: produção recorde de Minas tem reforço de milho e feijão da segunda safra

Publicado em 04/07/2012 16:43
Resultado obtido pelo milho supera expectativa.
A safra mineira de grãos em 2012 deve alcançar 12,1 milhões de toneladas, um volume 13% maior que o registrado no período anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (04). De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o novo levantamento reforça a estimativa de recorde, e os resultados são devidos inclusive ao bom desempenho do milho de segunda safra, que alcança 489,2 mil toneladas (aumento de 49,4%).

“O volume reforça a estimativa de produção total de 7,7 milhões de toneladas de milho no Estado, 17,9% maior que a anterior ”, diz o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez.  Ele observa que não há tradição em Minas de bom desempenho das lavouras do grão na segunda safra, que está sendo colhida.

“Os números da produção mineira de grãos são beneficiados também pelo feijão, que deve alcançar uma safra total de 632,8 mil toneladas. Volume 8,5% superior ao da produção no período anterior. Neste caso também, a segunda safra, com a colheita quase no final,  tem uma forte influência no resultado, pois apresenta crescimento de 29,4%, ao registrar a estimativa de 231 mil toneladas.”

O superintendente explica que os produtores estão reagindo positivamente ao  bom momento dos preços do feijão no mercado.  “Na segunda safra, a maioria das áreas de produção registrou  crescimento expressivo do plantio. Houve também investimentos em tecnologia , que resultaram em aumento de  12,8% no rendimento das lavouras”, acrescenta.  “Para a terceira safra a expectativa também é positiva”, acrescenta Albanez.

Já a projeção para a soja é de uma safra total de 3 milhões de toneladas, crescimento de 3,9% em relação à produção anterior. Destaca-se ainda, neste caso com expressivo aumento percentual (23,6%), a produção de sorgo, que deve alcançar 457,6 mil toneladas.

Albanez ainda observa que os produtores de sorgo  estão estimulados pelas perspectivas de aumento da receita com a comercialização do produto, que mostra  importância crescente do grão  na formulação de ração para aves e suínos, complementando a utilização do milho.

Safra de grãos/MG - 2012   
Produção total:  12,1 milhões/t  (+ 13%)
Milho total:  7,7 milhões/t  (+17,9%)
Milho 2ª safra: 489,2 mil/t (+49,4%)
Feijão total: 632,8 mil/t (+8,5%)
Feijão 2ª safra: 231 mil/t (+29,4%)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário