Trigo: Stratégie Grains reduz em 4 milhões de toneladas estimativa para exportações da Rússia

Publicado em 17/08/2012 12:10
A Stratégie Grains reduziu sua estimativa para as exportações de trigo da Rússia em 4 milhões de toneladas na safra 2012/13. De acordo com a consultoria francesa, essa redução deve afetar mais diretamente o norte da África e o Oriente Médio. 

Por outro lado, a instituição acredita ainda que essa redução provocará um aumento da demanda pelo trigo da União Europeia. A consultoria elevou sua projeção para as exportações de trigo da região para 16,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,2 milhão de toneladas. 

Os estoques finais foram estimados em 8,7 milhões de toneladas, nível preocupantemente baixo. No entanto, como as reservas não poderiam terminar o ano em patamares tão baixos, a demanda pelo trigo da União Europeia deverá ser racionada, fazendo com que as vendas externas fossem projetadas em algo entre 12 milhões e 14 milhões de toneladas. 

Os preços globais do trigo vem subinfo expressivamente e, segundo a Strategie, a competitividade do trigo da UE melhorou desde o início de julho. Isso acontece também por conta de um ritmo de alta menor na Europa do que nos Estados Unidos. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja