Trigo: Quebra na safra russa deve aumentar demanda pelo grão brasileiro

Publicado em 20/08/2012 13:40 e atualizado em 20/08/2012 15:15 735 exibições
A quebra na safra russa de trigo e em toda a região do Mar Negro, um dos fatores que mais vem  contribuindo para a alta nas cotações do produto, pode influenciar também no mercado brasileiro, aumentando a procura pelos grãos produzidos no país.

De acordo com Robson Maffioleti, analista da Ocepar, a nova configuração do cenário mundial de trigo abriu uma oportunidade para a safra do Brasil, que deve chegar a cerca de 5 milhões e meio de toneladas. O produtor brasileiro, que vinha enfrentando condições desfavoráveis nas últimas safras , pode ver um  mercado com mais liquidez para esse período.

“A falta de liquidez sempre foi um problema no mercado de trigo brasileiro. Mas no cenário atual, tudo indica que o produtor terá bons resultados. Os valores já estão acima do preço mínimo ao produtor”, diz Maffioleti.

Segundo o analista, a área de plantio do trigo no Paraná é hoje a menor dos últimos anos, mas caso se confirme o aumento na demanda pelo cereal, pode haver uma estabilização no número de áreas destinadas à cultura. “Nos últimos anos a área de plantio recuou muito, mas caso o bom cenário de preços continue, acredito que esse recuo possa diminuir”, revela.

A curto prazo, caso o dólar mantenha estabilidade e as notícias de que a Rússia pode reduzir exportações do cereal se confirmem, os preços devem se manter ou até mesmo registrar novas altas.
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário