Trigo: Quebra na safra russa deve aumentar demanda pelo grão brasileiro

Publicado em 20/08/2012 13:40 e atualizado em 20/08/2012 15:15
A quebra na safra russa de trigo e em toda a região do Mar Negro, um dos fatores que mais vem  contribuindo para a alta nas cotações do produto, pode influenciar também no mercado brasileiro, aumentando a procura pelos grãos produzidos no país.

De acordo com Robson Maffioleti, analista da Ocepar, a nova configuração do cenário mundial de trigo abriu uma oportunidade para a safra do Brasil, que deve chegar a cerca de 5 milhões e meio de toneladas. O produtor brasileiro, que vinha enfrentando condições desfavoráveis nas últimas safras , pode ver um  mercado com mais liquidez para esse período.

“A falta de liquidez sempre foi um problema no mercado de trigo brasileiro. Mas no cenário atual, tudo indica que o produtor terá bons resultados. Os valores já estão acima do preço mínimo ao produtor”, diz Maffioleti.

Segundo o analista, a área de plantio do trigo no Paraná é hoje a menor dos últimos anos, mas caso se confirme o aumento na demanda pelo cereal, pode haver uma estabilização no número de áreas destinadas à cultura. “Nos últimos anos a área de plantio recuou muito, mas caso o bom cenário de preços continue, acredito que esse recuo possa diminuir”, revela.

A curto prazo, caso o dólar mantenha estabilidade e as notícias de que a Rússia pode reduzir exportações do cereal se confirmem, os preços devem se manter ou até mesmo registrar novas altas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário