Armazenagem de grãos: Senador alerta para risco de colapso no MT e cobra medidas do Governo Federal

Publicado em 05/09/2012 11:46
Motivado pelo comunicado da presidente da República, Dilma Rousseff, de que o governo já iniciou a elaboração de uma política nacional para a área de armazenagem, o senador Cidinho Santos cobrou providências do Governo Federal para estocagem da safra de 35 milhões de toneladas de grãos que acaba de ser colhida.

Desse total, Mato Grosso tem hoje - de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) - capacidade para armazenar apenas 27 milhões de toneladas e, o governo anunciou em julho passado a intenção de suprir essa ‘deficiência de armazenagem’ em várias regiões do país. A questão já foi, inclusive, encaminhada pelo senador aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e da Casa Civil, Gleise Hoffmann.

“O problema é agravado quando levado em conta o déficit de logística e infraestrutura. Nas viagens que temos feito pelo interior do Estado do Mato Grosso, ao percorrer a BR-163, no trecho entre Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, até a cidade de Sinop, pudemos ver a grande quantidade de produção de milho estocado fora da unidade de armazenagem, muitas vezes ao relento, a céu aberto”, apontou Cidinho.

De acordo com informações da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso), a solução encontrada pelo setor é o armazenamento em “silos-bag”, um sistema de armazenamento em lonas de plástico. O problema, alerta Cidinho, está resultando em consequências econômicas negativas ao setor, uma vez que as tradings estão diminuindo a compra por não terem onde armazenar os grãos já colhidos.

SAFRA EM MT
Em 2013, a estimativa é que Mato Grosso alcance uma safra de 40 milhões de toneladas. De acordo com o senador, números que aumentam a necessidade do Executivo em atuar de forma emergencial nessa questão.

“Alguns fazendeiros do Estado estão, de forma empreendedora, construindo seus próprios armazéns, buscando recursos junto ao BNDES, mas a burocracia não atende as necessidades dos nossos produtores. É preciso que o Governo Federal, que a presidente Dilma, que a ministra da Casa Civil (que também está preocupada com essa situação) e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro possam, de forma definitiva e urgente, anunciar e implantar um plano para financiamento da armazenagem em nosso País, especialmente em nosso Centro-Oeste”, advertiu o mato-grossense.

Tags:

Fonte: AI Dep. Cidinho Santos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto