Armazenagem de grãos: Senador alerta para risco de colapso no MT e cobra medidas do Governo Federal

Publicado em 05/09/2012 11:46
Motivado pelo comunicado da presidente da República, Dilma Rousseff, de que o governo já iniciou a elaboração de uma política nacional para a área de armazenagem, o senador Cidinho Santos cobrou providências do Governo Federal para estocagem da safra de 35 milhões de toneladas de grãos que acaba de ser colhida.

Desse total, Mato Grosso tem hoje - de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) - capacidade para armazenar apenas 27 milhões de toneladas e, o governo anunciou em julho passado a intenção de suprir essa ‘deficiência de armazenagem’ em várias regiões do país. A questão já foi, inclusive, encaminhada pelo senador aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e da Casa Civil, Gleise Hoffmann.

“O problema é agravado quando levado em conta o déficit de logística e infraestrutura. Nas viagens que temos feito pelo interior do Estado do Mato Grosso, ao percorrer a BR-163, no trecho entre Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, até a cidade de Sinop, pudemos ver a grande quantidade de produção de milho estocado fora da unidade de armazenagem, muitas vezes ao relento, a céu aberto”, apontou Cidinho.

De acordo com informações da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso), a solução encontrada pelo setor é o armazenamento em “silos-bag”, um sistema de armazenamento em lonas de plástico. O problema, alerta Cidinho, está resultando em consequências econômicas negativas ao setor, uma vez que as tradings estão diminuindo a compra por não terem onde armazenar os grãos já colhidos.

SAFRA EM MT
Em 2013, a estimativa é que Mato Grosso alcance uma safra de 40 milhões de toneladas. De acordo com o senador, números que aumentam a necessidade do Executivo em atuar de forma emergencial nessa questão.

“Alguns fazendeiros do Estado estão, de forma empreendedora, construindo seus próprios armazéns, buscando recursos junto ao BNDES, mas a burocracia não atende as necessidades dos nossos produtores. É preciso que o Governo Federal, que a presidente Dilma, que a ministra da Casa Civil (que também está preocupada com essa situação) e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro possam, de forma definitiva e urgente, anunciar e implantar um plano para financiamento da armazenagem em nosso País, especialmente em nosso Centro-Oeste”, advertiu o mato-grossense.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Cidinho Santos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário