Começa o plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Publicado em 06/09/2012 13:51
Teve início nesta semana a semeadura de arroz no Rio Grande do Sul. O primeiro município a começar o plantio foi Viamão, em uma área de 100 hectares na Fazenda Embireira. A meta da fazenda é atingir 740 hectares plantados na localidade.

No total, Viamão deve semear 24.650 hectares, mesma quantidade plantada no último ano. A opção por iniciar a semeadura mais cedo se deu pela localização da área, que fica dentro da baía do Rio Gravataí. O objetivo é evitar problemas de falta de água, em especial nos meses de janeiro e fevereiro.

A estimativa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é que sejam plantados 1.029.191 hectares de arroz no estado esse ano, uma área semelhante à semeada na safra 2011/2012. Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, esta intenção dependerá muito das condições climáticas. “Necessita de chuva para poder plantar o esperado”, diz.

Caso não chova, a recomendação é que se plante soja nas áreas com dificuldade de acesso a água, para garantir a renda dos produtores. Segundo o meteorologista do Irga, Glauco Freitas, a tendência é que a primavera traga chuva abundante ao Estado. As regiões que poderão receber os maiores volumes de chuva, podendo ficar acima da média histórica para os próximos meses, são campanha, zona sul, parte da fronteira oeste e também parte da planície costeira externa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário