Colheita de grãos na Rússia pode chegar a 70 milhões de t, afirma vice-ministro

Publicado em 08/10/2012 13:55
Nesta segunda-feira (8), o vice-ministro encarregado de questões agrícolas da Rússia, Arkady Dvorkovich projetou que o país deve colher cerca de 70 milhões de toneladas de grãos este ano. 
Segundo matérias divulgadas por agências de notícias russas, o parlamentar sinalizou que em torno de 68 milhões de toneladas de grãos já foram colhidas, e a projeção é que esse volume chegue a 70 milhões de toneladas ou até mesmo possa ultrapassar esse número. 

No entanto, as projeções inicias noticiadas pelo Ministério da Agricultura da Rússia apontavam uma produção entre 72 e 73 milhões de toneladas. Por outro lado, a previsão do Ministério da Economia era de algo entre 73 e 75 milhões de toneladas. Já em relação às exportações, a meta esperada pelo Ministério da Agricultura para 2012 é de 10 a 14 milhões de toneladas.

Em função de uma séria estiagem que castigou a colheita russa este ano, os investidores dos mercados de grãos têm observado a produção do país e como e se o governo deverá intervir nas exportações. A seca afetou amplas áreas das regiões produtoras do país, o que pode ocasionar uma redução de 20% na safra em comparação com o recorde de 94,2 milhões de toneladas registrado no ano passado.
 
No ano de 2010, as exportações russas de grãos foram suspensas, uma vez que a seca e os incêndios reduziram a produção do país para 61 milhões de toneladas. Durante esse ano, o vice-presidente e outras autoridades afirmaram que as exportações não seriam proibidas devido à estiagem.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja