Plantio de feijão primeira safra 2012/13 alcança 83% no Paraná

Publicado em 29/10/2012 11:09
O plantio de feijão primeira safra 2012/13 alcançou 83% da área estimada no Paraná até o dia 22 de outubro, conforme divulgou o boletim de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado. 

O boletim também informou que as condições das lavouras estão divididas entre boas 79%, médias 19% e ruins 2%. E as plantações semeadas estão nas seguintes fases, 83% em desenvolvimento vegetativo, 11% germinação, 4% floração e 2% frutificação.  

A estimativa é que sejam colhidas 376.040 toneladas de feijão na primeira safra, uma elevação de 7% em comparação com a produção 2011/12, que foi de 349.903 toneladas. Na contramão desse cenário, a área cultivada deve registrar uma redução de 12%, ocupando 218.022 hectares, ante 247.589 hectares na safra anterior.

Segundo o analista da Safras & Mercado, Regis Becker, essa diminuição é decorrente da migração dos produtores de feijão para o plantio de soja e milho no Paraná. “Essa migração é efetiva no mercado, uma vez que o cereal e a oleaginosa estão mais valorizados no mercado interno e internacional”, afirma. 

As cotações do feijão também estão valorizadas, mas a cultura é considerada mais arriscada, pois é mais sensível aos problemas climáticos, segundo explica Becker. “Além disso, os produtores de milho e soja conseguem realizar vendas antecipadas, diferentemente dos de feijão que dependem da demanda no momento da comercialização”, acredita o analista.

Devido a esse quadro, a tendência é que os preços do grão permaneçam em um patamar acima do registrado ano passado. O analista ainda sinaliza que os preços devem ficar entre R$ 160,00 e R$ 170,00, e não devem apresentar uma elevação muito expressiva.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto