Excesso de chuvas preocupa triticultores de Guarapuava/PR

Publicado em 07/11/2012 10:58
As adversidades climáticas permanecem prejudicando a produção agrícola brasileira. Enquanto, muitos estados estão atrasados com o plantio da safra de soja 2012/13, outros sofrem com o excesso de chuvas que dificultam o plantio e a colheita.

Na região de Guarapuava, no Paraná, os produtores rurais que iniciaram a colheita de trigo já estão preocupados com o volume de chuvas. Para o 2º vice-presidente do Sindicato Rural do município, Anton Gora, a produtividade do cereal ainda está boa, mas se as pancadas de chuvas se prolongarem pelos próximos dias, a qualidade do trigo pode ser danificada. 

Segundo boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, divulgado nesta quarta-feira (07), em todo o estado, o segundo produtor nacional de trigo, a colheita atingiu o percentual de 88%.

As condições das lavouras de trigo dividem-se em boas 57%, médias 32% e ruins 11%. Já a comercialização alcançou o patamar de 36% no estado. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a safra paranaense reduziu cerca de 12,5% em comparação com a safra anterior. 

A previsão de produção de trigo para o estado é de 2.123.805 toneladas, em uma área plantada de 760.319 hectares e um rendimento médio de 2.793 kg/ha, conforme indicou o levantamento. As produções dos Estados do Rio Grande do Sul (51,1%) e do Paraná (40,3%) correspondem a 91,4% da produção nacional.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.