Trigo: Mesmo depois do limite oficial, embarques da Ucrânia não deverão ser restringidos

Publicado em 28/11/2012 13:34
A Ucrânia não deverá restringir suas exportações de trigo, mesmo depois que o limite não oficial de vendas de 5,5 milhões de toneladas for ultrapassado, disse, nesta quarta-feira, o vice-ministro da Agricultura do país, Ivan Bisyuk.

De acordo com a Bisyuk, depois de uma avaliação da balança comercial do trigo pelo governo ucraniano, as autoridades constataram que ainda não há necessidade de restrições. O político acrescentou ainda que, caso isso seja mesmo necessário, o mercado será avisado com a atecedência exigida. 

Porém, a Associação de Grãos da Ucrânia informou que esperava por essa proibição depois do limite comprometido de 5,5 milhões de toneladas. Essa medigda era aguardada uma vez que a seca comprometeu a produção local e, consequentemente, o abastecimento interno. 

Em função dessa estiagem, a projeção do Ministério da Agricultura da Ucrânia é de que a produção de trigo do país totalize  entre 45,5 milhões e 46,5 milhões de toneladas. No ciclo anterior, foram produzidas 56,7 milhões de toneladas do grão. 

As exportações ucranianas na temporada 2012/13 deverão somar cerca de 20 milhões de toneladas, contra as 21,794 milhões de toneladas da safra 11/12. Desde o início do atual ano comercial, as vendas do país já totalizam 11,51 milhões de toneladas, um volume recorde comparado aos anos anteriores. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.