Clima sem rumo sugere prudência nas projeções sobre a safra de verão no RS

Publicado em 06/12/2012 07:30
São otimistas os economistas da FEE e da Fecomércio, que mesmo sem notícia alguma segura sobre o clima durante o verão, já apostam em abundante safra agrícola no RS, o que retiraria a economia gaúcha da recessão em que se encontra.

Há incógnita total sobre o clima durante a safra que se inicia, a mais importante do ano.

Depois de cinco anos seguidos de supersafras, 2012 fechou com a produção de 20,9 milhões de toneladas de grãos, tudo por conta de El Niño.

Este ano não haverá El Niño e nem La Niña, mas não se sabe o que acontecerá.

O PIB do RS fechará o ano em recessão, porque a economia chegará ao final de dezembro com crescimento de menos 2% a 3%. O número será muito menor do que aquele que já é admitido pelo governo federal (1,3% positivo), embora economistas de todo o País estimem um número parecido com 1%. O editor possui desde ontem o estudo completo do Banco Santander, que projeta1%. Para o ano que vem, o Santander projeta algo como 3,1% a 4,3%, o que parece muito otimismo do banco.

No caso da economia gaúcha, os números do PIB dependem totalmente do que acontece na agricultura, porque o chamado complexo do agronegócio responde por 40% do bolo total.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Políbio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário