Redução no cultivo de trigo brando pode resultar em nicho de mercado

Publicado em 29/01/2013 13:22
Na última década, o setor tritícola passou a investir na produção de trigo pão com o objetivo de melhorar a liquidez dos grãos junto à indústria de panificação, mercado responsável por 60% do uso do trigo no Brasil. Contudo, muitos segmentos da indústria dependem do trigo com menor força de glúten (W) para a fabricação de biscoitos, waffer, macarrão instantâneo, pizzas e alimentos infantis. A organização do complexo agroindustrial do trigo para atender novos nichos de mercado foi objeto de discussão na Embrapa Trigo, no dia 22/01.

Em 2006, mais de 60% das cultivares disponíveis no mercado eram de trigo brando, hoje são apenas 6%. No mesmo período, o trigo pão representava 40% das cultivares e hoje corresponde a 80%. “Para se ajustar ao mercado, as empresas de melhoramento passaram a trabalhar voltadas ao desenvolvimento de cultivares de trigo pão, com força de glúten e teor de proteínas cada vez mais altos, capazes de atender tanto a indústria de moagem quanto às padarias”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, Ricardo Lima de Castro.

Durante muito tempo, o trigo brando (também chamado de soft no mercado internacional ou básico nas especificações brasileiras) foi considerado produto de qualidade inferior, com menor remuneração no mercado nacional. Entretanto, com o crescimento da indústria de biscoitos este cenário começa a mudar. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biscoitos, conta com 580 empresas e produção anual de 1,2 milhões de toneladas. O consumo dos brasileiros praticamente dobrou em menos de dez anos, com a média atual de 6,5 kg por habitante ao ano, especialmente de biscoitos recheados (30%) e crackers/água e sal (25%). O segmento de biscoitos e bolachas representa 50% do valor das exportações com derivados de trigo, gerando receitas que chegam a 75 milhões de dólares por ano. Os principais destinos são Angola, Paraguai, Estados Unidos e Uruguai.

No moinho da Cooperativa Agroindustrial Alfa (sede em Chapecó, SC), a capacidade instalada de processamento de trigo é de até 650 toneladas/dia, volume que pode resultar em 480 toneladas/dia de farinha. De acordo com o responsável pelo moinho, Julio Tanilo Bridi, o produto base é o trigo pão, mas a mescla para panificação depende de 20 a 30% da mistura com trigo brando. O valor pago ao produtor pelo trigo brando é igual à cotação do trigo pão. Assim, a cooperativa continua produzindo, em média, 10 mil toneladas de trigo brando a cada safra. “Ainda há resistência do produtor, e até mesmo das instituições de financiamento, no cultivo do trigo brando. Mas sabemos que trigo bom é aquele que tem mercado, seja ele brando, pão ou melhorador”, esclarece o agrônomo da Cooperalfa, Claudiney Turmina.

Nichos

De acordo com a Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo, Ana Christina Sagebin Albuquerque, dimensionar o tamanho do mercado para trigo brando vai permitir a formação de um novo nicho de mercado, especialmente para o pequeno produtor que representa 60% dos produtores de trigo no país, com áreas de até 20 hectares.

Para atender a demanda da indústria, não basta apenas o trigo na classe brando (força de glúten entre 90 e 170). O teor de proteínas dos trigos brasileiros ainda está muito acima dos 11% desejados pela indústria de biscoitos. “Nossos trigos ainda tem o teor de proteína alto demais para produzir biscoitos. O resultado final são biscoitos que se quebram no pacote”, explica pesquisadora da Embrapa Trigo Martha Zavariz de Miranda.

“Com a demanda bem definida, direcionamos a pesquisa para chegar a uma cultivar que atenda a características da indústria de biscoitos, como força de glúten baixa, pouca proteína e baixa absorção de água. O primeiro resultado foi a cultivar BRS 374, lançada em 2011, com teor de proteínas em 11,7%, um dos menores do mercado, glúten em 119, cor de farinha branca, planta de baixo porte e alta produtividade. Outras opções são BRS Louro e BRS Umbu, mas é importante que o produtor escolha a cultivar considerando tanto a demanda do mercado, quanto as características do ambiente e manejo”, conclui a chefe de pesquisa Ana Christina Sagebin Albuquerque.

Tags:

Fonte: Embrapa Trigo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto