Arroz: BNDES divulga Circular que autoriza bancos a prorrogarem os investimentos

Publicado em 11/02/2013 07:29
Chegou a notícia mais aguardada pelos arrozeiros: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicou Carta Circular autorizando os bancos de fábrica, particulares e públicos a prorrogarem os vencimentos de créditos concedidos para investimentos agrícolas com recursos desta instituição de fomento. O presidente Federarroz, Renato Rocha, afirma que este é o documento que faltava, pois é necessário para a prorrogação dos investimentos autorizados pela resolução 4.161/2012. 

“As operações ficaram limitadas a R$ 600 mil, mas por contrato, ou seja: o produtor pode prorrogar mais de um contrato”, destaca o dirigente. O arrozeiro que tem vencimento de custeio e investimento até 15 de fevereiro, próximo, e que deseje se valer da renegociação, deve manifestar formalmente o interesse na repactuação da dívida antes dessa data, pois pode ficar inadimplente, o que complica sua situação perante o banco.

“Esse comportamento se justifica na medida em que o texto da Resolução nº 4.161/2012 do Bacen, bem como o da Circular nº 02/2013 do BNDES preconizam que a condição de adimplência deverá ser mantida até a data da formalização da renegociação”, avisa. A recomendação da Federarroz é para que os arrozeiros procurem os bancos, se informem e, se optarem repactuar suas dívidas, encaminhem o pedido formal. “É importante se manter adimplente para garantir acesso ao parcelamento desse passivo em até 10 anos e com juros abaixo das taxas mercado”, finaliza Renato Rocha. 

Acesse a Carta Circular no link :
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário