Brasil poderá importar trigo russo

Publicado em 11/02/2013 11:07
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e o ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolai Fedorov, vão assinar no dia 19 de fevereiro, em Brasília, um acordo sobre os requisitos fitossanitários, o que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil.  A informação é do Ministério da Agricultura do Brasil.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cosam Coutinho, assim que o acordo for firmado, as exportações de trigo da Rússia para o Brasil estarão liberadas. “Essa negociação entre os dois países já leva alguns anos e a abertura das importações para o comércio de trigo russo pode suprir uma carência que o Brasil tem em relação ao produto”, explicou Coutinho.

Cosam Coutinho também destaca que este é um bom momento, porque o Brasil zerou a alíquota de importação para trigo de qualquer procedência até 30 de agosto de 2013, em função do risco de falta do produto no mercado brasileiro. A medida foi anunciada durante a última reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), realizada no dia 5 de fevereiro.

Leia a notícia na íntegra no site da rádio Voz da Rússia:

Tags:

Fonte: Rádio Voz da Rússia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto