Produtores de arroz pedem cota para limitar importações do produto no Mercosul

Publicado em 20/02/2013 08:31
Representantes da cadeia produtiva do arroz pediram hoje (19) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a fixação de cotas para a compra do produto no Mercosul, especialmente na época da safra brasileira, para evitar rebaixamento no preço interno.

O secretário de Política Agrícola do ministério, Neri Geller, vai discutir o assunto nesta tarde com a equipe técnica da pasta. Ele disse em entrevista que o objetivo do governo é proteger o produtor, "mas temos que levar em conta a garantia de abastecimento para a indústria e para o consumidor final".

Ainda segundo Geller, é preciso buscar equilíbrio, "porque não adianta travar a entrada [de estoques de arroz] e deixar faltar no mercado interno". Ele disse que o arroz está com valor acima do preço mínimo assegurado aos produtores, por isso não está havendo necessidade de o governo entrar no mercado com parcelas do estoque regulador, o que é feito para regular o preço e garantir o abastecimento.  
 
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, defendeu a fixação de cotas para importação do arroz da Argentina e do Uruguai, alegando que essas compras provocam baixas no preço interno, principalmente em épocas de fechamento de contratos de compra.

O custo da produção brasileira é muito alto porque, segundo ele, os insumos para a cadeia produtiva "são 40% mais baratos" nos países vizinhos. Ele ressalta que "não é apenas o produtor que fica prejudicado quando as compras são excessivas, mas toda a cadeia produtiva". Rocha disse que os rizicultores são a favor do livre comércio, mas precisam de proteção contra a concorrência externa.  

O assunto foi discutido  hoje, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, no Ministério da Agricultura. O secretário Neri Geller estima que o consumo interno anual de arroz no país se situe em torno de 12 milhões de toneladas, sendo importadas desse total cerca de 800 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário