Ministros da Agricultura do Brasil e da Rússia assinam acordo de importação de trigo

Publicado em 20/02/2013 16:27
O pacto foi feito nesta quarta-feira durante assinaturas de atos de cooperação entre os países
Foi assinado hoje (20) acordo que autoriza a exportação de trigo da Rússia para o Brasil, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e pelo ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolay Fedorov. O ato ocorreu durante a 6ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Rússia-Brasil no Itamaraty.

No encontro, foram apresentados às autoridades russas, os critérios fitossanitários para a venda de trigo russo ao Brasil. Segundo o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, o interesse daquele país em exportar o trigo para o Brasil foi manifestado nas últimas reuniões bilaterais. “A Rússia é uma grande produtora e exportadora de trigo e havia interesse por parte deles em exportar o trigo para o Brasil. O acordo já foi assinado, não há nenhum impedimento”, disse ao lembrar que as autoridades russas alertaram que houve quebra de safra este ano e não teriam competitividade para exportar para o Brasil. “Mas a intenção é que iniciem o comércio em breve”, ressaltou.

A cerimônia de assinatura de atos de cooperação entre os dois países foi presidida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev. Dentre outros assuntos, a reunião tratou as principais questões que envolvem as relações agrícolas. Medvedev falou da importância dos acordos entre o Brasil e a Rússia, principalmente nessa área. “O Brasil é nosso maior parceiro na América latina, um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas para Rússia, apesar do nosso país também ser um país agrícola”, disse.

O ministro Mendes Ribeiro filho se colocou à disposição para o relacionamento com a Rússia. “Quero unir esforços com o governo para fortalecermos os laços de amizade e cooperação nas relações de investimentos e comércio com a Rússia”, ressaltou o titular da pasta.

Foram tratados ainda, assuntos relativos ao comércio de carne bovina e suína. O vice-presidente destacou que houve no passado um problema de questão fitossanitária em relação à carne suína e que o assunto vem sendo discutido. “As reuniões do ministro Mendes com as autoridades russas têm sido muito positivas e em breve será resolvido”, informou Temer.

Além dos temas relativos à agricultura, foram assinados outros acordos de cooperação bilateral, como a inclusão da Rússia no Programa Ciência sem Fronteiras, a criação do Grupo de Trabalho Brasil-Rússia sobre Temas Esportivos, a instalação de uma central quântico-ótica (EQO) na Universidade de Brasília (UnB), a cooperação nas negociações para a compra de baterias antiaéreas, com o desenvolvimento conjunto de novos produtos de defesa e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país