Irga prepara programação para a 23ª Abertura da Colheita do Arroz

Publicado em 21/02/2013 08:20
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) preparou uma programação especial para a 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, em Restinga Sêca. A autarquia irá apresentar os trabalhos nas áreas de pesquisa e de transferência de tecnologia, com o lançamento da cultivar de soja, unidades demonstrativas de milho em área de arroz e as cultivares de arroz do Irga.

Nesta edição a novidade será a Vitrine Tecnológica de experimentos com soja, onde será apresentada a cultivar TEC IRGA 6070RR desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia. Segundo o presidente do Irga, Claudio Pereira, esta é a primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e com o uso indicado para a rotação com a cultura de arroz irrigado. O presidente lembra que esta não será a única inovação apresentada, também haverá unidades demonstrativas de milho para áreas de arroz. “As parcelas foram cultivadas no sistema de microcamalhão que visa melhorar a drenagem do solo e possibilitar a irrigação em casos de estiagem”, afirma Pereira.

Já na Vitrine Tecnológica de arroz, serão expostas às variedades IRGA 424, IRGA 425, IRGA 426, e IRGA 428. De acordo com o gerente da Estação Experimental do Irga, Sérgio Lopes, entre as características das cultivares estão o alto potencial produtivo, resistência ao acabamento, tolerância ao frio, alto perfilamento e excelente qualidade de grãos.

No estande do Irga terão degustações de produtos à base de arroz todas as manhãs. Os pratos serão preparados pela equipe da nutricionista do instituto, Cleusa Amaral. “As degustações visam incentivar o consumo do cereal mostrando à população as diferentes utilidades do grão”, lembra Cleusa.

O ciclo de palestras da abertura da colheita, na quinta-feira (21), às 15 horas, terá o presidente do Irga, Claudio Pereira, falando sobre produção, renda e sustentabilidade nas terras planas do Rio Grande do Sul.

A abertura simbólica ocorrerá no sábado (23), às 11h e terá a participação do Secretário da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário