Brasil e Rússia assinam protocolo sobre medidas fitossanitárias para grãos

Publicado em 22/02/2013 08:34
O Brasil e a Rússia assinaram hoje (21) protocolo sobre medidas fitossanitárias para produtos de origem vegetal, destinado a facilitar principalmente o comércio da soja entre os dois países. O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques, e pelo diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert.

Segundo o Mapa, o protocolo assinado hoje estabelece medidas que facilitam a emissão de certificados fitossanitários de grãos seguindo a Norma Internacional de Movimentação de Produtos Vegetais. A Rússia tem interesse na importação do farelo de soja brasileiro para alimentação de seu rebanho bovino. Na segunda (18) e terça-feira (19), autoridades do setor agropecuário brasileiro se reuniram com autoridades russas para  formatar acordos sobre o assunto e sobre a exportação do trigo russo para o Brasil.

O documento relativo ao trigo foi assinado ontem (20), mas o acordo sobre o farelo de soja não foi formalizado. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Agricultura da Rússia, Nikolay Fedorov, adiantou que o diretor de Vigilância Fitossanitária, Serguei Dankvert, prolongaria sua estada no Brasil para finalizar a questão da soja .

Além de autoridades do Ministério da Agricultura e da delegação russa, estiveram na reunião representantes da Associação Brasileira de Frigorifícos (Abrafrigos) e seus associados.

Tags:

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.