Feijão: Colheita da segunda safra atinge 6% no Paraná

Publicado em 09/04/2013 14:37
De acordo com novo boletim de acompanhamento de safras do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, divulgado nesta terça-feira (09), a colheita da segunda safra de feijão 2012/13 alcançou 6% da produção estimada para o estado. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (08).

A expectativa é que no Paraná sejam colhidas 435.150 toneladas de feijão na segunda safra, segundo projeção do departamento. O volume representa um crescimento de 26% em comparação com a temporada anterior, na qual, foram colhidas 344.979 toneladas do grão. Do mesmo modo, a área semeada no estado também apresentou um aumento de 5%, ocupando 236.726 hectares, ante os 224.768 hectares da safra 2011/12. 

No estado, cerca de 76% das plantações estão em boas condições, 22% apresentam desenvolvimento médio e 2% estão em condições ruins. Em torno de 5% da produção do Paraná foi comercializada antecipadamente.

Ainda nesta terça-feira, os técnicos da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) divulgaram que a produção brasileira de feijão, contabilizando as três safras do ano, deve ser ainda menor nos próximos levantamentos em função das intempéries climáticas nas várias regiões produtoras do país. A companhia destacou que existem incertezas para a terceira safra, principalmente, na região Nordeste da Bahia. 

Segundo a Conab, a produção total de feijão deve totalizar 2,987 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% em relação ao registrado na temporada anterior de 2,919 milhões de toneladas. 

Já para a safra 2013/14, a companhia projeta que as três produções deverão somar 2,987 milhões de toneladas, que somadas aos estoques de passagem e às importações estimadas em 350 mil toneladas, ocasionarão um suprimento de 3,66 milhões de toneladas.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região arrozeira central no Rio Grande do Sul é a mais afetada pela enchente, aponta vice-presidente da Federarroz
Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro