Grupo de trabalho dará agilidade a soluções no escoamento da safra de grãos

Publicado em 24/04/2013 08:19
As respostas a gargalos no escoamento da safra de grãos serão estudadas por um grupo de trabalho criado nesta terça-feira, 23 de abril, por meio de portaria interministerial. O grupo é composto por representantes da Secretaria de Portos (SEP); dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Transportes (MT); pelas agências nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transportes Aquaviários (Antaq); pela Empresa de Planejamento e Logística S. A.; e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Além de monitorar a movimentação de grãos e definir melhores práticas utilizadas no país e no exterior, será proposto um plano de ação para orientar as iniciativas pública e privada na prioridade dada a investimentos e localizar as fontes de recursos para as ações sugeridas.

O Brasil produziu 166 milhões de toneladas de grãos em 2011/2012 e a expectativa é ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. "Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura", disse o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que discutiu as ações com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, na manhã desta terça.

Para o ministro da Agricultura, o governo federal está atento às necessidades de escoamento da produção e tem trabalhado em conjunto com órgãos responsáveis para atender a demanda de safra recorde. Segundo Andrade, está em análise no Mapa um sistema para agilizar o processo de desembarque nos portos. “O produto precisa ser escoado, estamos trabalhando para ampliar a capacidade de estocagem”, destacou.

Portos 24H
A Secretaria de Portos instituiu, na sexta-feira (19), o Programa Porto 24h nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória, que prevê a integração eletrônica das equipes de fiscalização, que passam a atuar nos sete dias da semana e 24 horas por dia para a liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos.  A medida será ampliada no dia 6 maio aos portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza. Os Portos 24H fazem parte do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido para desburocratizar o sistema portuário.

Segundo o ministro Leônidas Cristino, está sendo adotada uma mudança de gestão, com a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso a estes portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.