Arroz: Colheita entra na reta final no Rio Grande do Sul

Publicado em 30/04/2013 12:20
A colheita de arroz no Rio Grande do Sul está na reta final, os municípios de Alegrete, Palmares do Sul, Torres e Rio Grande já finalizaram a colheita. De acordo com o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), foram colhidos 94,66% dos 1.082 milhão de hectares semeados. A área colhida até o momento chega a 1.024 milhão de hectares com uma produtividade média de 7.476 mil quilos por hectare e uma produção de 7,66 milhões de toneladas até o momento.

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, a colheita evolui com dados muito semelhantes à última safra, no mesmo período o índice era de 92,6% e produtividade era 7.509 quilos por hectare. “Neste ano o diferencial é o preço do arroz em plena colheita que esta 13% mais alto que o ano anterior”. Pereira atribui como um dos fatores do preço mais elevado, a rotação com soja que reduziu a oferta do cereal na largada. “Mas uma dica importante é para que o produtor não deixe para vender todo o seu arroz no segundo semestre, o interessante seria que o produtor pudesse fracionar a sua venda”, alerta.

A região mais adiantada é a Zona Sul que já colheu 98,27%, dos 172,2 mil hectares semeados e é a região que possui o maior índice de produtividade média 7.705 quilos por hectare e em alguns municípios como Rio Grande a produtividade média ficou em 8.530 quilos por hectare. Santa Vitória do Palmar, a terceira maior produtora do RS, com 73,4 mil hectares cultivados, está com 99% da produção colhida e uma produtividade de 7,491 mil quilos por hectare.

A Planície Costeira Externa já colheu 97,64% dos seus 139.343 mil hectares cultivados, sendo a segunda região com a colheita mais adiantada. Os municípios de Torres e Palmares do Sul já concluíram a colheita. A região está com uma produtividade média de 7.110 mil quilos colhidos por hectare.

Com 141.291 mil hectares plantados os municípios da Planície Costeira Interna já colheram 96,37% da área. A cidade de Camaquã registra o índice de 98,30% e é a maior produtora da região com 50.571 mil hectares semeados.

A Fronteira Oeste, a região com a maior área semeada do Estado, já colheu 95,32% dos 329.473 mil hectares. O município com a maior extensão de área no RS é Uruguaiana, que nesta safra plantou 103.020 mil hectares e já colheu 93% da produção seguido de Itaqui, segunda maior cidade produtora com 97,117 mil hectares e registra uma colheita de 96.30% da área plantada.

As regiões que estão com a colheita mais tardia são a Campanha 89,89% e uma área cultivada de 151,673 mil hectares, o município de Dom Pedrito, maior produtor da região já colheu, 94,98% da área de 43.650 mil hectares.  A Depressão Central está com 89,45% da safra colhida e plantou 148.492 mil hectares, Cachoeira do Sul é a cidade que possui a maior área de cultivo do cereal com 32.950 mil hectares e 87% da área colhida.

Planejar a próxima safra

O presidente do Irga, Claudio Pereira, recomenda cautela aos produtores ao planejar a área para a próxima safra. “Temos que ter cuidado para não ter uma área muito grande para que não acarrete em muita super produção e possíveis dificuldades de comercialização no futuro”, lembra Pereira.

De acordo com Pereira a recomendação é que os produtores procurem a assistência técnica do Irga, por meio dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural da autarquia no interior do Estado e utilizem as áreas disponíveis para a prática da rotação de culturas. “Pode ser soja, milho e a integração lavoura, pecuária, o importante é que o produtor utilize cada vez mais está modalidade”, acrescenta.

Tags:

Fonte: IRGA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto