Feijão: Colheita da segunda safra avança e atinge 32% no Paraná

Publicado em 16/05/2013 11:52

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná divulgou essa semana, novo boletim de acompanhamento das safras no estado. De acordo com o informativo, a colheita da segunda safra de feijão 2012/13 alcançou 32% da área estimada, um avanço de 13% em comparação com a semana anterior. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (13).

Além disso, cerca de 70% das lavouras cultivadas apresentam boas condições, 22% têm desenvolvimento médio e 8% estão em condições ruins. O boletim também apontou que em torno de 21% da safra paranaense já foi comercializada antecipadamente, na semana passada o número era de 11%.

Ainda segundo o Deral, a colheita da segunda safra de feijão no estado deverá totalizar 453.913 toneladas, um crescimento de 32% ante a temporada anterior, na qual, foram colhidas 344.979 toneladas. A área cultivada também registrou um incremento de 10%, ocupando 246.976 hectares, contra 224.768 hectares na safra anterior.

Por outro lado, a oferta de feijão carioca esta ano é ajustada, uma vez que em várias regiões produtoras houve uma retração na área cultivada e as lavouras foram atacadas pela mosca branca em SP, MG e GO, conforme destaca o analista de mercado da Correpar, Marcelo Lüders. Diante desse cenário, os preços seguem firmes no mercado interno brasileiro, e ontem (15), a saca de 60 kg de feijão carioca foi negociada a R$ 240,00 em MG. Em São Paulo, o grão foi negociado a R$ 235,00.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas bloqueiam ferrovia até porto de Rio Grande e desafiam embarques de grãos, diz Anec
Gergelim doce é a aposta de renda extra para agricultura familiar em MT
Feijão, por Ibrafe: Produtores do Paraná sem liquidez no mercado
Arroz/Cepea: Em meio às fortes chuvas no Sul, negociações travam
Região arrozeira central no Rio Grande do Sul é a mais afetada pela enchente, aponta vice-presidente da Federarroz