Extensão a produtores de cacau deve ser um dos modelos da Anater

Publicado em 17/06/2013 08:04

A estrutura e a atuação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ceplac/Mapa), poderão servir como modelo para a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O tema foi discutido em reunião do diretor geral da Ceplac, Helinton Rocha, com servidores da comissão em Ilhéus (BA) nesta sexta-feira, 14 de junho.

De acordo com Helinton Rocha, o trabalho desenvolvido pela Ceplac/Mapa poderá orientar o novo modelo a ser buscado pela Anater para o desenvolvimento de ações nos biomas da Mata Atlântica e Amazônia. "Esse é o único órgão do governo federal que faz, ao mesmo tempo, extensão rural e pesquisa em sua área de atuação", acrescentou.

No dia 8 de junho, a presidenta Dilma Rousseff assinou o projeto de lei para a criação da agência. Quando regulamentada, a Anater atuará para ampliar o acesso dos agricultores brasileiros ao conhecimento e à tecnologia para o meio rural. A atuação será junto a todos os produtores, desde o agricultor familiar ao empresarial.

A Ceplac/Mapa é a principal referência em pesquisas de cacau no mundo e desenvolve, desde 1957, estratégias consolidadas de parcerias na capacitação técnica de produtores na cacauicultura, diversificação da produção agropecuária e sistemas agroflorestais para diferentes perfis de produtores, especialmente para a agricultura familiar e pequenos e médios produtores. As ações do órgão também são importantes instrumentos para a inserção de gênero e jovens na sucessão rural.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.