FAO aponta para produção mundial de grãos 7,2% maior em 2013
Neste ano, a produção mundial de grãos deve atingir 2,479 bilhões de toneladas, um número 7,2% maior do que a produção de 2012, de acordo com o último relatório trimestral da FAO, divulgado nesta quinta (11).
Este número, segundo o relatório, irá permitir que as reservas mundiais sejam repostas e a estabilidade alimentar seja garantida.
Os números de importações de grãos para países de baixa renda e déficit de produção também devem aumentar 5% sobre 2012/13. São 34 os países que necessitam de ajuda exterior, dos quais 27 estão localizados na África.
Um aumento de 6,8% na produção de trigo, considerado recorde histórico, irá recompensar a queda registrada no ano passado. A produção estimada do cereal pela FAO é de 704 milhões de toneladas.
A produção de grãos secundários será de 1,3 bilhões de toneladas, prevê o relatório, 9,7% a mais do que em 2012. O arroz cresceu 12,9%, com produção mundial prevista de 500 milhões de toneladas.