Argentina tem safra 2013/14 de trigo estimada para 12 milhões de toneladas

Publicado em 18/07/2013 15:51 e atualizado em 18/07/2013 17:22

Uma fonte do Ministério da Agricultura da Argentina divulgou, na última quarta-feira (17), que a safra 2013/14 de trigo do país está estimada para 12 milhões de toneladas, com uma área implantada de mais de 4 milhões de hectares.

Mesmo com condições climáticas adversas e uma redução no plantio, este número representa uma safra 30% maior em relação à temporada passada. Em 2012/13, a Argentina produziu 3 milhões de toneladas.

A colheita, no entanto, deve começar mais tarde, por conta do atraso no plantio em algumas áreas. Até a semana passada, segundo o governo, 75% da área prevista há havia sido semeada.

No entanto, o país enfrenta um sério problema de escassez do grão, que fez com que as exportações fossem suspensas e levou o governo a adotar medidas de controles de preços.

Esta escassez vem em momento complicado para o mercado global, uma vez que vários países, especialmente o Brasil, dependem das importações de trigo argentino para abastecerem sua demanda.

A soja argentina, por sua vez, já teve a colheita finalizada, com uma estimativa de produção de 49 milhões de toneladas. A expectativa anterior do Ministério Agricultura, em junho, era de 50,2 milhões de toneladas.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.