Federarroz alerta para o final do prazo de renegociação

Publicado em 19/07/2013 16:16
Arrozeiro deve manifestar interesse até dia 31 de julho

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) alerta aos produtores gaúchos que pretendem renegociar as dívidas bancárias, de que vence no próximo dia 31 de julho o prazo para formalizarem o pedido às agências. No site www.federarroz.com.br há uma carta-modelo para o agricultor formalizar interesse na adesão ao Programa de Renegociação de Dívidas Originárias de Operações de Crédito Rural, estabelecidas pelas resoluções 4.161 e 4.230 do Bacen.

A efetivação do contrato pelos bancos e o pagamento da primeira parcela de 10% da dívida, pelos produtores, tem prazo final no dia 30 de agosto próximo. Como há rizicultores que enfrentam dificuldades com alguns bancos privados, que impõem barreiras à repactuação nos termos aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a Federarroz retomou os contatos com a direção da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), solicitando que esta recomende maior flexibilidade às instituições filiadas.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, anunciou que a entidade fará um levantamento para identificar o volume não renegociado e o número de produtores envolvidos. Já o presidente eleito da entidade, Henrique Dornelles, destaca que “a Federarroz colocou muita energia para tratar da renegociação das dívidas setoriais, pois este se trata de um tema prioritário e determinante para o equilíbrio de muitos arrozeiros. O alerta é feito porque não podemos jogar fora todo o esforço para construir essa política de repactuação, inclusive o empenho pessoal de diversas lideranças setoriais e governamentais”, enfatiza.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país