Geadas e frio intenso prejudicam lavouras de trigo no estado de SP

Publicado em 25/07/2013 08:40 e atualizado em 25/07/2013 10:57

Na madrugada desta quarta-feira (24), geadas de média intensidade atingiram a região de Sorocaba (SP), prejudicando cerca de 34 mil hectares de trigo, dos quais 80% se encontravam em fase sensível. 

Ainda não há uma estimativa sobre as perdas, de acordo com o engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mas os efeitos devem aparecer nos próximos dias.

A região de Sorocaba responde por 75% da produção paulista de trigo. A produção prevista pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) para esta safra era de 147,8 mil toneladas de trigo, um número 38,3% maior do que a safra anterior.

Na região, as geadas também prejudicaram as mudas de tomate em Ribeirão Branco, responsável por 50% da produção do fruto no estado, onde as plantas estavam protegidas por estufas, mas as mudas que estavam nas bordas foram danificadas. 

Em Fartura, as lavouras de café foram atingidas, mas não sofreram grandes perdas. Somente os terrenos baixos foram os mais afetados.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto