Vazio Sanitário: Plantio de feijão será suspenso no DF por 20 dias a partir de 1° de outubro deste ano

Publicado em 06/08/2013 12:01 e atualizado em 06/08/2013 12:31

O plantio de feijão no Distrito Federal (DF) será suspenso por 20 dias a partir de 1° de outubro deste ano. O vazio sanitário, medida que será aplicada pela Secretaria de Agricultura (Seagri), tem o intuito de evitar o ciclo de proliferação da mosca amarela – inseto que hospeda o vírus mosaico dourado, considerado uma praga pelos produtores de feijão.

Para a Seagri, com o avanço da tecnologia na agricultura, muitos agricultores passaram a produzir feijão durante o ano todo. Em decorrência do incremento na produção, aumentou também a incidência de pragas nas plantações, o que levou as autoridades sanitárias a determinar o vazio sanitário este ano, em caráter de emergência. Esta é a primeira vez que o DF toma essa medida para a produção de feijão.

O procedimento vem sendo aplicado há cinco anos nas plantações de soja em todo o país devido à ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie, que se espalha pelo vento. O intuito é quebrar o ciclo de proliferação da praga. O vazio sanitário da soja no DF começou em 1º de julho e vai durar três meses.

“Esse ano tem uma novidade: antes a medida tinha cunho educativo, mas agora vai ter a questão punitiva, com multa para agricultores que não cumprirem a determinação", disse Ramon Paiva, assessor de imprensa da Seagri.

A lei que trata da Defesa Sanitária Vegetal no DF estabelece multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil e pode dobrar em caso de reincidência. As multas se aplicam tanto para produtores de feijão quanto para produtores de soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário