Trigo: 31% das lavouras do Paraná estão em condições ruins

Publicado em 21/08/2013 14:47

No estado do Paraná, 31% das lavouras de trigo estão em condições ruins e 29%, em condições médias. É o que apresenta o último relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado na última segunda-feira (19).

Segundo Carlos Hugo Godinho, engenheiro agrônomo do Deral, estes números devem ser de grande atenção, pois tanto as lavouras com condições ruins quanto as lavouras em condições médias podem apresentar perdas significativas para o cereal do estado.

As geadas do final de julho foram as principais responsáveis pelos problemas com as lavouras paranaenses, mas outros fatores, como a seca e o excesso de chuvas em algumas regiões, também foram prejudiciais.

Godinho aponta que outras geadas posteriores ainda não foram contabilizadas, mas que estas não devem ocasionar tantos danos para o trigo do estado.

Até a segunda-feira, 2% da área de trigo já havia sido colhida no Paraná e 6% da safra já havia sido comercializada. Segundo a última estimativa de safras do Deral, divulgada em 27 de julho, o estado deveria produzir cerca de 2.674.408 toneladas do cereal.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geadas na Ucrânia podem reduzir safras de grãos e oleaginosas, dizem analistas
Ibrafe: Segunda safra na reta final de colheita
IBRAFE é recebido por Pedro Lupion
IBGE prevê alta na produção de sorgo e tomate em Goiás
Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024