Chuva atrasa preparação do solo destinada ao arroz no RS

Publicado em 21/08/2013 18:46
Segundo a Climatempo, previsão para a semana é de volumes de chuva elevados

As chuvas do primeiro semestre impediram os trabalhos de preparação de solo para o plantio do arroz, no Estado que mais produz essa cultura, o Rio Grande do Sul. A região de Uruguaiana, na fronteira com o Uruguai, está com pouco mais de 50% da área pronta. Se comparado com o ano passado, o número é baixo, já que na mesma época em 2012, aproximadamente 90% da área já estava com o solo preparado para o plantio da cultura, que acontece entre meados de setembro e outubro, de acordo com as informações do IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz.

Nesta segunda quinzena de agosto, os produtores gaúchos ainda poderão ter mais problemas com a chuva, informa a Climatempo. As condições de pressão atmosférica e de ventos sobre a América do Sul forçam uma situação de bloqueio, o que mantém muitas áreas de instabilidade associadas à passagem de frentes frias sobre o Estado. Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a situação é delicada, nos próximos 15 dias, principalmente no interior, onde a chuva acumulada pode chegar a aproximadamente 200 milímetros, sendo que os maiores volumes estão sendo esperados entre os dias 23 e 28.

Se por um lado a chuva atrasa a preparação da terra e o nivelamento de solo as barragens se beneficiam com a precipitação volumosa. Atualmente, as barragens utilizadas para irrigação da cultura estão com o nível abaixo do ideal. “O período mais crítico é quando as chuvas volumosas acontecem durante a fase de plantio”, explica Victor Kayser, chefe da seção de política setorial do IRGA.
Safra em números

No Rio Grande do Sul, a área plantada representa 1.066,6 mil hectares, o que corresponde a 44,6% da área nacional e representam mais de 66% da produção brasileira de arroz, segundo dados oficiais do 10º levantamento de safra feito pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto