Chuva atrasa preparação do solo destinada ao arroz no RS

Publicado em 21/08/2013 18:46
Segundo a Climatempo, previsão para a semana é de volumes de chuva elevados

As chuvas do primeiro semestre impediram os trabalhos de preparação de solo para o plantio do arroz, no Estado que mais produz essa cultura, o Rio Grande do Sul. A região de Uruguaiana, na fronteira com o Uruguai, está com pouco mais de 50% da área pronta. Se comparado com o ano passado, o número é baixo, já que na mesma época em 2012, aproximadamente 90% da área já estava com o solo preparado para o plantio da cultura, que acontece entre meados de setembro e outubro, de acordo com as informações do IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz.

Nesta segunda quinzena de agosto, os produtores gaúchos ainda poderão ter mais problemas com a chuva, informa a Climatempo. As condições de pressão atmosférica e de ventos sobre a América do Sul forçam uma situação de bloqueio, o que mantém muitas áreas de instabilidade associadas à passagem de frentes frias sobre o Estado. Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a situação é delicada, nos próximos 15 dias, principalmente no interior, onde a chuva acumulada pode chegar a aproximadamente 200 milímetros, sendo que os maiores volumes estão sendo esperados entre os dias 23 e 28.

Se por um lado a chuva atrasa a preparação da terra e o nivelamento de solo as barragens se beneficiam com a precipitação volumosa. Atualmente, as barragens utilizadas para irrigação da cultura estão com o nível abaixo do ideal. “O período mais crítico é quando as chuvas volumosas acontecem durante a fase de plantio”, explica Victor Kayser, chefe da seção de política setorial do IRGA.
Safra em números

No Rio Grande do Sul, a área plantada representa 1.066,6 mil hectares, o que corresponde a 44,6% da área nacional e representam mais de 66% da produção brasileira de arroz, segundo dados oficiais do 10º levantamento de safra feito pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário