Brasil precisa de trigo, então produtor precisa investir em qualidade nesta safra

Publicado em 23/08/2013 09:00 e atualizado em 23/08/2013 09:41
Brasil precisa de trigo, então produtor precisa investir em qualidade nesta safra

A falta de trigo no mercado brasileiro faz elevar o preço do produto, animando os agricultores a investir ainda mais no manejo dos trigais. Os dois principais estados produtores do cereal vivem situações distintas nesta safra. Enquanto no Paraná a geada causou estragos, no Rio Grande do Sul, por ser semeado mais tarde, o trigo está sendo beneficiado pelo clima mais frio que o normal.

Para suprir a demanda os moinhos aguardam a colheita, pois até na Argentina, tradicional exportador de trigo para o Brasil, não há estoque para a venda e o produto de outros mercados está com preço elevado.

Segundo o operador de Mercado da Corretora JF, Antonio Cardoso Garcia, a situação de hoje é pontual, gerada pelo estoque baixo e a falta de recursos para financiar estoque. “O mercado vai estar comprador no final da safra, porém, em janeiro, deve alinhar com preço internacional”, pontua Garcia.

Sobre a iniciativa dos agricultores cuidarem ainda mais a lavoura, pois terá mercado para o seu produto assim que colhida, Garcia afirma que os produtores que plantaram cultivares que necessitam de investimento no campo precisam aplicar na lavoura o que esse material necessita para responder a sua genética. “Ter trigo bom independe do ano. Se tiver trigo com qualidade em época de sobra de trigo terá preferência de compra. Se não tem trigo e tiver trigo bom vai ganhar mais. O produtor não pode pensar no mercado” destaca Garcia, indicando que o foco deve estar em cuidar bem da lavoura.

Para o analista de Mercado da Safra Sul, José Gilmar de Oliveira, a quebra no Paraná chega a 30% em volume, porém de trigo realmente útil para os moinhos a perda chega a 50%. De 2,7 milhões de toneladas a expectativa é colher 1,3 milhão de tonelada de trigo. Mesmo assim, para as lavouras onde a geada não atacou com tanta intensidade é preciso redobrar a atenção. “Os produtores precisam tomar mais cuidados, aplicar fungicidas para não deixar entrar doenças. Na região de Ponta Grossa vai chegar a quatro mil quilos por hectare fácil”, garante Oliveira.

De acordo com o diretor da Biotrigo Genética, André Cunha Rosa, a chuva lavou o nitrogênio aplicado em lavouras no Paraná, por isso é preciso repor o nitrogênio onde se escapou da geada. “Tem muita gente que plantou tarde por diversas razões. Estando na fase vegetativa é preciso repor o nitrogênio. Além disso, precisa entrar com fungicida para administrar a giberela na espiga se houver previsão de chuva, principalmente, no espigamento”, afirma Rosa.

Já no Rio Grande do Sul o clima até o momento está ótimo para a cultura do trigo, porém estão sendo constatados pontos de ferrugem na região das Missões. Então, a orientação é monitorar diariamente e fazer aplicações de fungicida preventivamente para não ter perdas na lavoura. “A ferrugem já está aí e se espalha rapidamente com o vento e o clima favorável, dessa forma é melhor prevenir”, ressalta Rosa.

Tags:

Fonte: Grupo Cultivar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto