Trigo: No RS, safra apresenta bom desenvolvimento e preços seguem mais altos

Publicado em 23/08/2013 09:47

Trigo – A cultura começa a entrar na fase reprodutiva com mais intensidade, apresentando bom desenvolvimento vegetativo e boa expectativa de produção. O clima predominante de noites e madrugadas frias, aliado à alta insolação durante odia, contribui para essa situação. No momento as lavouras se encontram, em termos percentuais, com 14% em fase de floração e 2% em enchimento de grãos, com os restantes 84% em fase vegetativa, o que representa dois pontos percentuais à frente do registrado na safra anterior. Em termos sanitários, a cultura apresenta baixa incidência de doenças, embora os primeiros focos de ferrugem já tenham sido observados, fazendo com que os produtores intensifiquem o monitoramento e o controle. Face à conjuntura para a cultura, os preços seguem em ritmo de alta (+1,45% na semana) com a saca de 60kg valendo, como média estadual, R$ 35,05 pagos ao produtor.

Cevada – Grande parte das áreas de cultivo de cevada no RS já se encontra na fase de elongação, mantendo bom stand de lavoura. Em decorrência das condições climáticas do último período, está surgindo os primeiros sinais de manchas foliares e ferrugem, com as condições diárias de muita umidade. 
Os trabalhos de lavouras mantêm-se concentrados na aplicação de Nitrogênio em cobertura e de fungicidas. O preço de referência do trigo para o mês de  novembro permanece em R$ 510,00/t. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra 

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS preocupam produtores
Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista