Trigo: No RS, safra apresenta bom desenvolvimento e preços seguem mais altos

Publicado em 23/08/2013 09:47

Trigo – A cultura começa a entrar na fase reprodutiva com mais intensidade, apresentando bom desenvolvimento vegetativo e boa expectativa de produção. O clima predominante de noites e madrugadas frias, aliado à alta insolação durante odia, contribui para essa situação. No momento as lavouras se encontram, em termos percentuais, com 14% em fase de floração e 2% em enchimento de grãos, com os restantes 84% em fase vegetativa, o que representa dois pontos percentuais à frente do registrado na safra anterior. Em termos sanitários, a cultura apresenta baixa incidência de doenças, embora os primeiros focos de ferrugem já tenham sido observados, fazendo com que os produtores intensifiquem o monitoramento e o controle. Face à conjuntura para a cultura, os preços seguem em ritmo de alta (+1,45% na semana) com a saca de 60kg valendo, como média estadual, R$ 35,05 pagos ao produtor.

Cevada – Grande parte das áreas de cultivo de cevada no RS já se encontra na fase de elongação, mantendo bom stand de lavoura. Em decorrência das condições climáticas do último período, está surgindo os primeiros sinais de manchas foliares e ferrugem, com as condições diárias de muita umidade. 
Os trabalhos de lavouras mantêm-se concentrados na aplicação de Nitrogênio em cobertura e de fungicidas. O preço de referência do trigo para o mês de  novembro permanece em R$ 510,00/t. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    A boa expectativa do trigo pode barar novamente na geada. Ate este momento domingo (22 hs), ja choveu mais de 100 mm em praticamente todas cidades do RS, e mts ja estão proximas a 200 mm, e o frio chegou com força, inclusive com relatos de neve na zona sul do estado, e o pior, a previsão continua a apontar geada na metade da semana para boa parte do estado. Se realmente se confirmar esta previsão, podemos ter quebras significativas na produção do estado, pois grande parte das lavouras se encontram no emborachamento, faze esta em que a geada causa danos ireversives na cultura. Resta a nos agora aguardar e torcer para nao gear. Otimo final de domingo a todos.

    0