Federarroz apoia a exportação de arroz

Publicado em 23/08/2013 11:43

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) atuou nos últimos dias no sentido de dar suporte à abertura de novos mercados para a venda externa do arroz gaúcho. O presidente Henrique Osório Dornelles destacou a mobilização da diretoria junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a liberação de certificados de sanidade e o atendimento de necessidades documentais de um novo país importador. “Há, por parte da Federação, um íntimo interesse em fomentar a venda externa e facilitar o escoamento de parte da nossa produção para o mercado internacional”, enfatiza.

Segundo Dornelles, nos últimos anos o Brasil tem mostrado alto grau de competitividade para atender à demanda mundial, especialmente de países da África e da América Latina, por conta da qualidade do grão produzido no Sul e da estrutura criada para este fim. “Hoje o mercado doméstico também está ligado à comercialização internacional, uma vez que nos tornamos um importante País exportador e, há pelo menos cinco anos, integramos a lista dos 10 maiores fornecedores de arroz do mundo”, destaca.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem expectativa da exportação de um milhão de toneladas até o final do ano comercial 2013/14, em fevereiro de 2014. Para Henrique Dornelles, é importante frisar que há demanda pelo arroz gaúcho, que a valorização do dólar estadunidense abre novas oportunidades nessa área e que a Federarroz está aberta ao diálogo e para ajudar, naquilo que for possível, tradings e entidades que buscam o fortalecimento do comércio internacional do grão.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.