Federarroz apoia a exportação de arroz

Publicado em 23/08/2013 11:43

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) atuou nos últimos dias no sentido de dar suporte à abertura de novos mercados para a venda externa do arroz gaúcho. O presidente Henrique Osório Dornelles destacou a mobilização da diretoria junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a liberação de certificados de sanidade e o atendimento de necessidades documentais de um novo país importador. “Há, por parte da Federação, um íntimo interesse em fomentar a venda externa e facilitar o escoamento de parte da nossa produção para o mercado internacional”, enfatiza.

Segundo Dornelles, nos últimos anos o Brasil tem mostrado alto grau de competitividade para atender à demanda mundial, especialmente de países da África e da América Latina, por conta da qualidade do grão produzido no Sul e da estrutura criada para este fim. “Hoje o mercado doméstico também está ligado à comercialização internacional, uma vez que nos tornamos um importante País exportador e, há pelo menos cinco anos, integramos a lista dos 10 maiores fornecedores de arroz do mundo”, destaca.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem expectativa da exportação de um milhão de toneladas até o final do ano comercial 2013/14, em fevereiro de 2014. Para Henrique Dornelles, é importante frisar que há demanda pelo arroz gaúcho, que a valorização do dólar estadunidense abre novas oportunidades nessa área e que a Federarroz está aberta ao diálogo e para ajudar, naquilo que for possível, tradings e entidades que buscam o fortalecimento do comércio internacional do grão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário