Trigo na semana: Novas geadas podem diminuir ainda mais a produção do Paraná

Publicado em 30/08/2013 15:43

O trigo paranaense voltou a ser ameaçado pelas geadas nas últimas semanas. A redução na produção, que já estava estimada para 33% com as geadas do final de julho, deve ser ainda maior após contabilizados os novos danos. Uma parte do cereal estava em fases de floração e de enchimento dos grãos, que são fases muito sensíveis.

Os estragos não foram tão grandes no Rio Grande do Sul, onde 15% das lavouras estavam em fases sensíveis, mas poucas foram atingidas e ainda não se sabe o percentual real de perdas.

Esta redução só aumenta a necessidade de importação do trigo de outros países. O governo prorrogou a alíquota zero da Tarifa Externa Comum (TEC) até 10 de setembro para mais 300 mil toneladas, o que irá auxiliar neste processo, mas as cotações não devem ter reflexos significativos com a entrada do cereal estrangeiro.

Para os produtores que conseguirem colher cereal com boa qualidade e produtividade, o cenário é bastante positivo, até porque o abastecimento doméstico deve continuar apertado até o ingresso da safra argentina.

Segundo o último relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná, a área destinada ao cultivo de trigo no estado deve apresentar alta de 25% no ano e passando de 782,361 mil hectares para 976,853 mil hectares. O rendimento médio deve passar de 2.696 quilos por hectare em 2011/12 para 2.218 quilos por hectare em 2012/13, baixa de 18%. A colheita de trigo está 3% concluída. Encontram-se em boas condições 40% das lavouras, 29% em condições médias e 31% em condições ruins. Do total, 0% das plantações estão em germinação, 22% em desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 34% em frutificação e 17% em maturação. A comercialização é de 8%.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão