Cacau: Safra temporã na Bahia apresenta redução de 40% em relação à colheita de 2012

Publicado em 11/09/2013 14:16
Excesso de frutos adultos, remanescentes da safra principal 2012, influenciou, diretamente, na atual safra temporã

A previsão estipulada pela CEPLAC para a colheita da safra temporã 2013 girava em torno de 70 mil toneladas de cacau. Até o momento, registra-se uma colheita de 42 mil toneladas do fruto e estima-se que até o final de setembro, mês base do final da referida safra, a produção seja de 51 mil toneladas apenas. Uma queda de 40% em relação ao ano anterior.

Para o economista e técnico da CEPLAC, Lindolfo Pereira Filho, a queda da safra temporã para este ano de 2013, deve-se, primeiramente, ao excesso de frutos adultos remanescentes da safra principal 2012. Segundo o técnico, a colheita foi estendida até meados de fevereiro, coincidentemente, com o período de bilração. "As plantas ainda estavam bastante carregadas com frutos adultos o que prejudicou no desenvolvimento necessário para sustentar uma boa temporã " justificou. Além do desenvolvimento do bilro, as questões climáticas, também, foram cruciais na baixa produtividade neste ano de 2013.

As instabilidades do tempo com a forte estiagem registrada de outubro a dezembro e chuvas intensas em março favoreceram para a baixa intensidade de lançamento foliar e a incidência de pragas que provocou uma baixa intensidade de floração e frutificação nos pés de cacau. 

De acordo análise técnica da Ceplac, a safra temporã 2012 é considerada atípica e, por este motivo, não se deve levar como parâmetro para quantificar a produtividade do fruto no Estado. A safra temporã 2012 superou as expectativas do órgão e dos produtores de cacau que há 10 anos não colhia a demanda de 95 mil toneladas do fruto. 

O técnico explica que uns dos fatores que mais influenciaram na produtividade da safra temporã de 2012 foram às boas condições climáticas e a baixa incidência de praga que girou em torno de 5% durante todo o ano. 

A temporã 2013 se comparado à colheita dos últimos 15 anos, apesar da leve queda, se encontra dentro da média da produção colhida no Estado.  

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mercado do Cacau

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário