Adiada votação de MP que amplia armazenagem de grãos da Conab

Publicado em 18/09/2013 08:31

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 619/13 adiou para a próxima semana a apreciação do relatório do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que foi apresentado nesta terça-feira (17). A reunião foi suspensa em função de um pedido de vista coletivo sobre a matéria. A MP estabelece ações para ampliar e melhorar a capacidade de armazenagem de grãos no País.

No encontro de hoje, o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso, foi eleito por aclamação o novo presidente do colegiado. Ele substitui o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que anunciou sua saída em agosto.

A MP autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão e na fiscalização de obras e serviços de engenharia destinados à modernização, construção, ampliação ou reforma de armazéns destinados às atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários.

A matéria foi encaminhada ao Congresso Nacional em junho. O governo justifica a urgência da medida para evitar a perda de competitividade, afetando as exportações brasileiras, além de estimular a agricultura familiar e atender os produtores rurais de baixa renda vítimas da seca.

O texto também trata de prazos do penhor rural, contratos de financiamento do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e cria o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas).

Emendas

A MP recebeu 92 emendas. O relator fez 17 alterações da proposição original, entre elas a contratação de qualquer instituição financeira pública para a realização das obras da Conab, a exemplo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), mencionado pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

Também integra o relatório a proposta de inclusão do uso da água do Programa Cisternas para o consumo dos animais, já prejudicados pela dificuldade na armazenagem de ração, como é o caso do milho no Nordeste apontado pelo deputado Manoel Junior (PMDB-PB).

Dívida agrícola

Foi tema de discussão na comissão mista a proposta do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) de prorrogar as dívidas agrícolas dos pequenos produtores rurais inadimplentes, por 20 anos, em condições de normalidade, com cinco anos de carência, e juros de 3% ao ano.

Amorim, que teve suas quatro emendas rejeitadas, pediu ao relator para "refletir melhor" sobre a sugestão. Bacelar respondeu que havia acordo com o governo para que outra emenda de mesmo teor, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), fosse aprovada na Medida Provisória 618/13, nesta terça, o que acabou não ocorrendo no relatório aprovado.

José Pimentel explicou que a emenda já foi contemplada na MP 610/ 13, que renegocia dívidas de até R$ 100 mil, com descontos que chegam a 85%.

Tags:

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto